quarta-feira, 16 de julho de 2014

Praga - parte II



Nas minhas viagens, o foco gastronômico sempre prevalece. 
Isso não foi diferente na capital da República Tcheca.

Comer e beber: 

U Fleků: Nosso primeiro destino, que se repetiu algumas vezes durante nossa estadia, foi a cervejaria U Fleků, uma taberna cervejeira em funcionamento desde 1499.
Basta sentar-se em uma das grandes mesas comunitárias e rapidamente aparecerá um garçon com uma enorme bandeja de chopp da casa (no "singelo" tamanho tcheco). Aceite sem medo. Seu chopp será renovado quantas mil vezes você quiser (e aguentar), basta que o garçon veja sua caneca vazia.

Tudo isso acontecerá enquanto, de tempos em tempos, um tocador de acordeon visita o seu salão, animando os presentes com boa música. Talvez seja a versão tcheca dos tocadores de pandeiro no Rio, mas eu achei agradável.

Outra maravilha que lhe será ofertada de tempos em tempos são os aperitivos. O mais comum e famoso na República Tcheca é a Becherovka, que é uma espécie de vodka com um "quê"de cravo e anís. Os tchecos tomam como acompanhamento da cerveja.



Prove! A única recomendação é: se você é fraco para bebida, tenha cautela.

Como eu já conhecia a Becherovka, resolvi provar outro: Medovina. Também é muito gostoso, mas bem mais doce (é feito com mel). É como um licorzinho, porém mais forte.

Para comer, sugiro a entradinha de Beer Cheese com manteiga e cebola. É um queijo pastoso, servido com cebolinhas e torradas. Saborosíssimo! 
Além disso você tem uma infinidade de opções no cardápio, mas nada muito leve. O tradicional é o "pequeno" joelho de porco.
Na tentativa de fugir da "acabação total", optamos pelas sopas: de feijão branco e a sopa do dia, que era uma sopa de batatas deliciosa (quem não gosta de cominho deve evitar essa, ok?). 
Outra opção gostosa é o porco servido com mostarda escura, salada de repolho e horseradish. Aprovado!
Para saber mais sobre o circuito cervejeiro e gastronômico de Praga (e de muitos outros lugares), indico o Maldito da Mamãe. O cara realmente entende do assunto.
Endereço: Křemencova 11

Klášterní Pivovar: Se você estiver passeando pelo Castelo de Praga, vale a pena almoçar no Klášterní Pivovar. Lá você encontrará uma boa carta de cervejas, pode ter certeza. Para comer experimente o queijo camembert com cebola roxa e pimenta. 
Outra boa opção são as linguiças de lá. São ótimas. Uma delas é servida ao molho de cerveja escura. Aprovada!
Se o dia estiver bonito, recomendo as mesas de fora. 
Se estiver muito frio, o hot wine é uma opção doce e quentinha antes de continuar o passeio. 
Endereço: Strahovské nádvoří 301

Kampa Park: Sem dúvidas o Kampa Park foi o melhor restaurante que experimentei em Praga. Refinado, você pode optar por uma das salas de jantar, mas nós preferimos uma mesa ao ar livre, com a bela vista da Ponte Carlos. 


Do elegante atendimento à carta de vinhos, tudo vale a pena no Kampa Park.
Em breve escreverei um post só sobre ele, mas escolha uma data especial, 
reserve sua mesa e vá sem medo! 
Endereço: Na Kampě 8b

Dobrá čajovna: O meu lugar favorito em Praga, definitivamente, é a casa de chás Dobrá čajovna. O lugar é dos mais agradáveis que já vi. Aconchegante, música ambiente bem baixinha, atendimento discreto e atento. Super Zen!
A carta de chás é vastíssima e deliciosa. Meu sonho é experimentar todos os nomes que lá estão. Quem sabe um dia? Demanda tempo.


Se você quiser dar um tempo na agitação turística, ler um pouco ou ter uma boa conversa (em voz baixa, por favor!) lá é definitivamente o lugar. Acomode-se em uma almofada no chão e relaxe.
Os chás são maravilhosos e você também pode comprar para levar para casa. Há ainda a opção de comprar livros sobre chás e lindas louças.

Dobrá čajovna fica bem ali na praça Wenceslau, mas vigie o endereço, pois fica um pouco escondidinha.
Endereço:Václavské Námestí 14

Eu poderia escrever mais e mais sobre Praga, mas ficará para outra hora.
Não será nenhhum sacrifício voltar ao tema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digaí: