sábado, 29 de novembro de 2014

Comendo em Amsterdam

Ah, a Holanda!!!
Se você anda suspirandando só de pensar em dar um pulo por lá nas próximas férias, saiba que sua viagem valerá cada suspiro. 

O país é realmente encantador e eu passaria horas e horas descrevendo cada detalhe. Mas hoje vamos falar de comida! Why not?
Costumo dizer que não existe ir à Amsterdam sem consultar o Ducs Amsteram. Foi considerado o melhor guia online sobre Amsterdam pelo Estadão, e com toda razão! Então, desde já sugiro: não deixe de consultar o Ducs antes de qualquer viagem "praquelas bandas". 

Mas isso não quer dizer que o Gostos e Rumos não possa dar seus pitacos né? Ainda mais quando o assunto são os sabores encontrados....

Então vamos lá. Hoje temos uma listinha de restaurantes:

BAZAR:

O Bazar é um restaurante marroquino que funciona numa antiga mesquita. O visual do lugar é muito legal. Além disso é meio "tudo ao mesmo tempo agora". Mas como o salão é bem grande, espaçoso, pé direto alto, etc, você não "sente" a confusão.
Feche os olhos e imagine: Comida marroquina, música latina, boas cervejas, louças lindas por todos os lados. Super agradável!

De entrada pedimos uma Sarna: porção de charutinhos de folha de uva, azeitonas e coalhada. Muito bom. 
Partimos então para os pratos principais. O Gui foi de Gh'it KoeKoe - cogumelos grelhados, falafel, alcachofra, arroz basmati, coalhada e bolinhos e grão de bico. Eu preferi um Royal Persian Lani - uma panelinha fofa com carne de cordeiro beeeemmmm trabalhada em condimentos, destacando-se a massala e canela, além de grão de bico, amendoas, ameixas. Acompanhado de arroz basmati. 
Tudo delicioso. E para arrematar: chá de hortelã ;)

Fomos muito bem atendidos, comemos muito bem e não pagamos caro: 45 Euros por uma entrada + dois pratos bem servidos (mas não servem duas pessoas) + 2 cervejas + uma jarra de água + 2 chás.

O Bazar é uma delícia! Anote aí: Albert Cuypstraat 182 1073 Telefone: +31-(0)20-6750544

Oesterbar: 

O Oesterbar nos recebeu depois de uma llooonnngaaa caminhada pela cidade. O Gui já tinha mapeado o restaurante em outras ocasiões e a chuva iminente não nos deu muita saída (ainda bem!).

Trata-se de um restaurante de frutos do mar. Mas, mais que isso, é um oásis de calmaria em plena Leidseplein, ou seja, um dos poucos restaurantes da Leidseplein que não é barulhento e cheio de turistas. 
Fomos atendidos por uma holandesa simpatissíssima e com cara de latina. As feições foram logo explicadas: seus pais são do Suriname. 
O couvert já foi aconchegante: uma caldinho de aspargos muito saboroso servido em copinhos de schot, como se fosse Jäger :P

O Guilherme voou para o menu de ostras, que já estava na mesa. Um bom vinho nos acompanhou. As ostras dele - super frescas - vieram servidas com vinagrete, pães, limão... Foi o pedido número 3 do menu. 

Como não sou muito de ostras, fui para meu prato principal: Peixe do dia (que naquela segunda feira era um peixinho branco que não sei o nome) - com uma crosta rosada que parecia um bacon de peixe. Acompanhavam batatinhas, cenouras, cebolas, etc. Huuummmm!!!!
Para o Gui: Risotto de açafrão e frutos do mar. Estava incrível! Riquíssimo, repleto de mini polvos, vongolis, camarões e vieiras.
Resumindo, tudo muito bom e com um atendimento especial; ainda mais se considerarmos que o atendimento em Amsterdam é, em geral, meio displicente.
Dois cafés, dois licores, chocolatinhos e fim! 
Já estou com saudade....

Seafood Bar:

Porque frutos do mar nunca são demais né? Então o Seafood Bar foi nossa opção depois de um dia de "museu". 
O local é bem agradável e o atendimento displicente, porém simpático. Nada que fuja ao padrão da cidade. (Vá se acostumando: excelência em atendimento não é o forte de Amsterdam).

Ao chegar pedimos um vinho rosé, para refrescar e começar "os trabalhos". O vinho já veio aberto e sendo servido. Diferente não? Mas estava delicioso, isso que importa ;)
O menu é repleto de combos, e nós pedimos super power combo de frutos do mar. (47 euros)
Impossível descrever: rico rico rico rico rico ... Tudo lindo e saborosíssimo!!


Antes e depois

Vongolis, lagostas, lagostins, camarões, king crab, ostras, conchinhas mil, limões maravilhosos e mais uma série de coisinhas que não sei o nome. Tudo abundante e gostoso. Pode anotar aí na sua listinha: Van Baerlestraat, 5 -Amsterdam.

Tapas Bar Catalã:

A parada no Bar Catalã foi aquele intervalinho estratégico entre um passeio e outro, mas valeu a pena. 
Acompanhados do nosso fiel amigo vinho, compartilhamos 3 tapas que não fizeram feio: Um espinafre com pingnole, uvas passas e alho - muito bom; um pulpo a la galega, mas sem batatinhas, apenas com páprica, que estava num ótimo ponto de cozimento e bem saboroso (mas eu confesso que prefiro o do Venga aqui no Rio hihihihi) e por último um tipo de vongoli diferentinho, com mel, bem gostosinho também. 

Foi uma refeição breve, mas deliciosa. Spuistraat 299 - 1012 VS Amsterdam.

Se você é um turista gastronômico crônico como eu, pode apostar em qualquer uma das opções acima: você não vai se arrepender.

Em breve, dicas de passeios em Amsterdam e adjacências!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digaí: